sábado, 30 de julho de 2011

NeT-CiÊnCiA – SiTeS SuPeR InTeReSsAnTeS

   Para todos aqueles que curtem Ciência! Alguns sites interessantes.

Banco Internacional de Objetos Educacionais e softwares.

Site da USP com simulações, softwares, artigos, textos, etc...

Biblioteca Digitas de Ciências da Unicamp, com vários materiais legais.

Animações bem legais de Biologia!

Educador.net - Software gratuito para professores
O Educador.net é um software gratuito totalmente desenvolvido para auxiliar o docente em suas tarefas, melhorando o seu trabalho durante a execução de diversas atividades como elaboração de provas através de um banco de questões, análise de desenvolvimento dos alunos com gráficos e relatórios, prestação de contas com a secretaria informando notas e frequência.

Google Labs - Body 
Apresenta a anatomia humana no seu navegador da web. Super interessante.
SOFTWARES

Embriologia
“Embriologia: O início da vidaé um software desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Tecnologia Educacional da Unicamp.

Microscopia
O Virtual Lab  é um projeto financiado pela NASA, e fornece  a estudantes e interessados no assunto a oportunidade de desvendar o mundo microscópico.

Biologia Celular
Tinkercell é um software desenvolvido para estudantes e professores da área biológica. O programa permite a criação de imagens, esquemas ilustrativos e a simulação de processos genéticos e bioquímicos que ocorrem no interior da célula.

Direito Ambiental
O JurisWay disponibiliza gratuitamente 837 cursos online sobre temas jurídicos e áreas de apoio, como português, inglês e desenvolvimento pessoal. 

=-Tiago-LisoT->


sábado, 23 de julho de 2011

Tensão superficial da água

   A tensão superficial ocorre na superfície da água devido a uma força de interação entre as suas moléculas tanto do interior quanto da superfície. Porém, diferentemente das primeiras, que sofrem interações com moléculas de todas as direções, as moléculas superficiais sofrem interação somente com as moléculas de água vizinhas, o que causa a formação de uma camada na superfície do líquido que se comporta como uma membrana elástica.

Insetos sob superfície da água 

 Esquema ilustrando as moléculas de água que ficam abaixo das patas dos insetos


Outro esquema explicando a interação entre as moléculas de água que causam a tensão superficial

  O vídeo abaixo é uma demonstração em que se executa um experimento para a observação da tensão superficial da água.

Metodologia utilizada na demonstração:

- Coloque água em uma vasilha
- Cuidadosamente coloque sobre a superfície da água, várias agulhas, de forma que permaneçam sob a superfície
- Adicione algumas gotas de detergente
- Observe o resultado

Autor: diegogaleano   Fonte: www.youtube.com




Grupo:  Jefferson, Luís,   Vívian, Willian, Yngrid

Quem somos


Somos um grupo de estudantes do Curso de Especialização em Ensino-Aprendizagem de Ciências e Biologia na UEM – Universidade Estadual de Maringá. Em sua maioria, o grupo é formado por profissionais da área de educação, atuando em instituições de ensino da rede pública e privada da cidade de Maringá e região.







Para começar

Este blog foi criado com o objetivo de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do Curso de Especialização em Ensino-Aprendizagem de Ciências e Biologia, UEM, turma de 2011. Nosso interesse é utilizar este espaço virtual para troca de informações profissionais, divulgação de atividades didáticas, servindo ainda como fonte de consulta à comunidade em geral.