terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sistema Circulatório - Edmar A. Correia




O SISTEMA CIRCULATÓRIO
    
        Nosso Sistema circulatório é composto basicamente pelo Coração, Vasos Sanguíneos e o Sangue. O coração é um órgão muscular, de tamanho aproximado de um punho fechado, e é localizado ligeiramente á esquerda de nosso peito. Este órgão esta dividido em lados direito e esquerdo. Esta divisão por sua vez evita com que o sangue rico em oxigênio, ou seja, arterial se misture com o pobre em oxigênio, neste caso, o venoso. O coração encontra-se ainda, conectado á uma rede de vasos sanguíneos, as Veias, as Artérias e os Capilares, que se estende aos nossos membros superiores e inferiores, passando desde a ponta do dedo indicador até o dedão do pé e também em todos nossos órgãos. Neste sentido, com o auxílio de nossos pulmões o sistema circulatório tem por função efetuar trocas gasosas, transportar nutrientes, oxigênio, água e outras substâncias químicas essenciais ao nosso organismo.
       O coração se contrae cerca de setenta (70) vezes por minuto, denominando assim, seu ciclo cardíaco, que por sua vez, exerce dois movimentos o de Díastole (relaxamento) e o de Sístole (contração). Estes movimentos são responsáveis por impulsionar o sangue para todo o corpo, e isto ocorre em duas câmaras conhecidas como Átrio e Ventrículo, portanto, o coração possui um átrio e um ventrículo esquerdos e um átrio e um ventrículo direitos. Neste sentido, o coração precisa de mecanismos para manter seu fluxo sanguíneo em direção correta. Estes mecanismos são conhecidos como Valvas, ou de forma mais simples, são pequenas portões de uma cerca que se abrem e se fecham para controlar este fluxo. São conhecidas quatro (4) valvas, a Tricúspide (localizada no lado direito do coração e que controla o fluxo de sangue que chega ao átrio direito e passa para o ventrículo direito), a Pulmonar (localizada no lado direito do coração e que controla o fluxo de sangue do ventrículo direito para o Pulmão, efetuando ali a Hematose, ou troca gasosa), a Mitral (localizada no lado esquerdo do coração e que controla o fluxo de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo), e a Aórtica (que por sua vez controla o fluxo sanguíneo do ventrículo esquerdo para o restante do corpo).
       De fato, nosso coração pode bombear cerca de 50 litros de sangue por minuto e bater cerca de 100.000 mil vezes pro dia, o que totaliza cerca de 35.000.000.00 milhões de vezes por ano, realmente de fato, este é o nosso sistema circulatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário