segunda-feira, 15 de agosto de 2011

FOTOSSÍNTESE - Luciana Pacheco

Vídeo aula sobre Fotossíntese
Olá pessoal !!!
Sou a Professora Luciana Pacheco
Hoje  estaremos estudando as etapas da fotossíntese.
Essa imagem é conhecida de todos os estudantes, ela representa o processo da fotossíntese que você aprendeu no ensino fundamental, onde as plantas absorvem gás carbônico, sais minerais, água e captam energia solar para produzir seu próprio alimento que é a glicose.
Mas hoje vamos mais além. Todos sabem que a fotossíntese acorre nas folhas, sendo mais específica, em uma organela denominada de cloroplasto, que só existe em células vegetais.
O cloroplasto tem a função de absorver a energia luminosa, quando observado em microscópio eletrônico, podemos observar no cloroplasto a presença de uma membrana externa, membrana interna e o estroma. Mergulhada no estroma existem as lamelas lipoprotéicas, essas lamelas, organizam uma série de discos denominados tilacóides, o conjunto desses tilacóides é chamado de Granum.
A fotossíntese pode ser dividida em duas etapas: Etapa clara ou fotoquímica e Etapa escura ou química. Não podemos esquecer que as duas etapas acontecem nos cloroplastos, a fase clara ocorre nos tilacóides e a fase escura no estroma.
A luz é utilizada na fase clara, ela quebra a molécula de água, liberando o O2, o qual irá para atmosfera, íon de H+ ,  que é recebida por uma molécula chamada NADP,  convertendo-se em NADPH, e elétrons que vão estimular o cloroplastos.
Através de um processo chamado de fotofosforilação (adição de fosfato na presença de luz) a energia luminoso do sol se transforma em energia química.  A substância que sofre fosforilação é o ADP, formando ATP.
É importante frisar que o oxigênio liberado pela fotossíntese provém da água e não do CO2  como se pensavam anteriormente.
A fase escura depende da fase clara, pois ela utiliza o NADPH  e o CO2   para produzir a molécula de glicose. O NADPH reage com o CO2 , ele leva  o hidrogênio até o CO2 para reduzi-lo em açúcar, essa reação é  chamada de ciclo de Calvin ou ciclo das pentoses. Vamos observar a equação:
 CO2 + 2NADPH2                                    CH20 + H2O + 2NADP
Assim surge o açúcar e recupera-se o NADP que voltará para fase clara para receber novos átomos de hidrogênio, o ATP foi utilizado na equação voltando para fase  clara na forma de ADP.
Recapitulando: A fase Fotoquímica ocorre no tilacóide, enquanto a química ocorre no estroma. A absorção do gás carbônico ocorre na fase química, já a liberação de oxigênio ocorre na etapa fotoquímica, onde ocorre a formação de NADPH2 , ATP  e liberação de O2 . Fiquem com a música, espero que tenha ajudado vocês. Obrigada, até a próxima.
Música
FOTOSSÍNTESE

Na madrugada não rola nada
Precisa luz pra começar
Nos tilácoides a fase clara gera ATP, NADP2H;
A luz que chega quebra a água e o O2 vai liberar.
Libera eletróns e energia pra fase escura utilizar

Mas essa fase clara é só preparação
Por que é lá no estroma que rola a redução
Do CO2 do ar em glicose fixa pra isso acontecer então agora vou cantar.

2x  Entra CO2 usar ATP, NADP pra glicose fazer

Na madrugada não rola nada
Precisa luz pra começar
Nos tilácoides a fase clara gera ATP, NADP2H
A luz que chega quebra a água e o O2 vai liberar
Libera eletróns e energia pra fase escura utilizar

E mole pra caramba aprender com Pancadão, O2 vem lá da água não é do CO2 não;
A água doa elétron energia vem da luz, é lá dentro do estroma que o carbano se reduz.


 Mapa Conceitual
 Professora Luciana Pacheco

Um comentário: